top of page

ACUPUNTURA

O que é?

 

Acupuntura é uma técnica médica que equilibra e harmoniza a energia interna do organismo, por isso, a sua utilização é benéfica para tratar dores e doenças, e principalmente, agir de forma preventiva para evitá-las.

Como funciona?

 

Para a medicina tradicional chinesa, corpo e mente são inseparáveis. Por isso, um dos aspectos fundamentais da acupuntura é investigar e inspecionar o paciente por inteiro. Observar a face, a língua, os olhos, a cor da pele, a voz, a postura, secreções e excreções são partes fundamentais da técnica para entender as mudanças patológicas dos órgãos internos e então tratá-las através inserção de agulhas nos pontos corretos da dor.

Em alguns casos, guiamos com o aparelho de ultrassonografia a inserção das agulhas, para identificar com precisão o local a ser tratado.

Benefícios

 

A inserção da agulha de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos, deflagrando a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, que desencadeia uma série de efeitos importantes, tais como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas que geram bem-estar e alívio.​

acupuntura_karinavolpe.jpg

Indicações

 

  • Dores e processos inflamatórios: traumas, artroses, artrites, exercícios repetitivos, tensão emocional, erro postural, cólica menstrual, ombralgia, gonalgia, lombalgia, ciatalgia, fibromialgia, tendinopatias, bursites, epicondilites, fascite plantar, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatite, cefaleias, enxaqueca, zumbidos, entre outras.
     

  • Doenças respiratórias: Sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfisema, bronquite crônica, asma brônquica.
     

  • Doenças gastrointestinais: gastrites, úlcera gástrica e duodenal, colites, diarreia, síndrome do intestino irritável, constipação intestinal.

  • Alterações hormonais: sintomas menstruais, sintomas da menopausa.
     

  • Doenças e sintomas neurológicos: enxaqueca, cefaleias tensionais e cervicogênicas, fibromialgias e dores neuropáticas.
     

  • Sintomas emocionais e psicológicos: ansiedade, depressão, insônia, fadiga crônica, esgotamento.
     

  • Sintomas recorrentes de outras condições: Mal estar provocado pela quimioterapia, dores associadas ao câncer, tendinites, sequelas de AVC e paralisia facial, síndrome de Sjogren.
     

  • Sintomas urinários: cólica renal, prostatite, cistite intersticial, retenção urinária, dor e urgência urinária, disfunção sexual masculina, entre outras.

contato
bottom of page